Produção de vídeo aulas como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática: discentes em ação
Visualizar/ Abrir
Data
2013-12-12Autor
Santos, Cassandra Rodrigues dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo aborda o uso da mídia vídeo para gravação de vídeo aulas da área de matemática por alunos do Ensino Médio, baseando-se na percepção de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação traz um conjunto significativo de alterações necessárias ao processo do ensino e da aprendizagem. Observando, nos últimos anos, a grande baixa no rendimento escolar entre os alunos causada, entre outros motivos, pelo desinteresse dos mesmos pelas aprendizagens repassadas de maneira antiga resolveu-se elaborar o presente trabalho. Para tal foram realizadas gravações de vídeo aulas com a explicação dos conteúdos feitas pelos alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio que posteriormente foram editadas e postadas em um blog da turma formando uma videoteca virtual para ser utilizada em momentos posteriores de estudos. Buscou-se com este projeto aprimorar o ensino da matemática propondo alternativas que possam resgatar o gosto pelos estudos e tornar a aprendizagem mais atraente para os alunos, criando espaços pedagógicos interessantes, estimulantes e desafiadores, para que neles ocorram a construção de um conhecimento escolar significativo.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]