Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde: influências na formação e atuação dos enfermeiros
Resumo
Na área da saúde diversas atividades são realizadas objetivando a complementação formativa, entre elas destaca-se o Projeto Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS). Esse projeto proporciona aos estudantes uma prática multiprofissional de trabalho em saúde em que diversos cursos de graduação, de forma integrada, conhecem e refletem sobre o Sistema Único de Saúde e seus processos de gestão, ensino, controle social e serviço. Para tanto, o problema norteador desta pesquisa foi: Quais influências foram geradas na formação e atuação profissional dos enfermeiros que vivenciaram o VER-SUS? objetivou-se identificar as influências das Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, na formação e modo de atuação dos enfermeiros. Como objetivos específicos: conhecer as contribuições do VER-SUS na inserção de atividades extracurriculares para formação dos estudantes do curso de enfermagem; conhecer as influências que o VER-SUS oportunizou para a integração ensino-serviço-gestão-controle social no campo da saúde; descrever como foi o trabalho em equipe durante a vivência do VER-SUS. Pesquisa de abordagem qualitativa, exploratório-descritivo realizada com 14 enfermeiros que realizaram, durante sua graduação, o VER-SUS-RS, no ano de 2012. A coleta de dados ocorreu entre os meses de outubro de 2014 e janeiro de 2015, após a aprovação do protocolo do projeto de pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, por meio de entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados, discutidos e interpretados seguindo a Análise de Conteúdo de Bardin. Foram respeitados os aspectos éticos da pesquisa, conforme a Resolução Nº 466/2012do Conselho Nacional de Saúde. Da análise do conteúdo emergiram três categorias: influências do VER-SUS na formação e atuação em enfermagem; educação interprofissional: um caminho para o aprendizado compartilhado e integração entre ensino, serviços, gestão e controle social: um desafio para o VER-SUS. Os resultados evidenciaram que a uma dicotomia entre as orientações das Diretrizes Curriculares. O VER-SUS possibilitou a criação de vínculos afetivos, momentos de articulação e troca de experiência entre a equipe multiprofissional e oportunizou compreender como a gestão do sistema elabora e executa as políticas, as práticas nos serviços e o papel do controle social na busca e luta por seus direitos, porém, compreende-se que o esses segmentos são visto de forma desconecta. Conclui-se que a vivência do VER-SUS refletiu no modo de atuação profissional dos enfermeiros com olhar horizontalidade para os sujeitos.