(Des)construções e possibilidades do jornal como um recurso pedagógico de acessibilidade curricular no Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Resumen
O presente trabalho objetiva inter-relacionar através de proposição bibliográfica a relação entre uso de mídias no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para tanto se buscou problematizar o jornal pode vir a funcionar como um recurso de acessibilidade curricular, de modo a desvendar novas possibilidades de interação com a escrita no AEE - que se refere a um serviço específico oferecido por profissionais especializados em Educação Especial, disponibilizado na escola regular de forma complementar e/ou suplementar às atividades escolares. Esse estudo visou correlacionar no espaço do atendimento especializado através da problematização e construção do jornal como um recurso de acessibilidade curricular a alunos com necessidades educacionais específicas - deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para tanto, buscou-se como aporte teórico-metodológicoo subsídio de algumas ferramentas encontradas nos estudos de Michel Foucault, sobretudo a noção de discurso. Portanto o presente trabalho teve como resultados problematizar as formas de utilização do material impresso no processo de aprendizagem bem como questionar as verdades que são produzidas, atentando às possibilidades de reflexão dos discursos que circulam dando ênfase à produção escrita através da construção de um jornal no AEE. Indicando assim possibilidades de intersecção com conteúdos que podem ser adaptados ás diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos, com o intuito de valorizar suas produções. Uma vez que o uso das mídias viabiliza novas relações com conhecimento culturalmente construído.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]