Processo de revelação do diagnóstico de HIV para crianças e adolescentes: convergência entre teoria e prática
Abstract
A revelação do diagnóstico de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) configura-se como um processo gradual, contínuo e progressivo que possibilita a descoberta/confirmação do diagnóstico pela criança ou pelo adolescente, os quais viviam, até então, sob o pacto do silêncio. No entanto, encontram-se barreiras como a relutância dos familiares e, por vezes, despreparo dos profissionais da saúde para a condução deste processo. Este estudo tem como objetivo: Conduzir a construção coletiva de um processo de revelação do diagnóstico de HIV no Ambulatório de Doenças Infecciosas Pediátricas. Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) realizado no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) com os profissionais de saúde que atuam no serviço especializado Para produção de dados, foi utilizado três técnicas de coleta de dados: observação participante, entrevista individual e grupos de convergência. Os princípios éticos foram respeitados, segundo a Resolução nº466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Como resultados das observações participantes tem-se que a revelação do diagnóstico acontece no Ambulatório de Doenças Infecciosas Pediátricas do HUSM, no entanto não há um acompanhamento desse processo. Quanto as entrevista individuas, estas permitiram compreender o significado da revelação do diagnóstico de HIV, os disparadores para revelação do diagnóstico de HIV, os atores responsáveis pela revelação do diagnóstico de HIV, quais estratégias utilizar para revelação do diagnóstico de HIV e limites e possibilidades encontradas pelos profissionais da saúde sobre revelação do diagnóstico de HIV. Os grupos de convergência possibilitaram a construção do plano de ação para acompanhamento do processo de revelação do diagnóstico de HIV para criança e adolescente em serviço especializado. O plano de ação conta dados de identificação da criança ou adolescente e familiar/cuidador, informações acerca da revelação do diagnóstico de HIV e seis etapas para acompanhamento deste processo. 1º etapa: questionamentos e curiosidades que levam para revelação do diagnóstico de HIV; 2ª etapa: idade para revelação do diagnóstico de HIV, 3ª etapa: motivos que levam a revelação do diagnóstico de HIV, 4ª etapa: atores envolvidos na revelação do diagnóstico de HIV, 5ª etapa: incluir a família na revelação do diagnóstico de HIV, 6ª etapa: estratégias para revelação do diagnóstico de HIV. Desse modo, conclui-se que revelar o diagnóstico representa uma tarefa complexa, mas possível e necessária, especialmente de direito das crianças e adolescentes que vivem com HIV. Para tanto, é imprescindível o acompanhamento desde o preparo para revelar até suas repercussões como corresponsabilidade entre equipe multidisciplinar e família. Com a elaboração do plano de ação, os profissionais da saúde sejam capazes de realizar e apoiar os familiares/cuidadores no processo revelação do diagnóstico de HIV e, consequentemente, beneficiar as crianças e adolescentes na adesão ao tratamento e cuidado de si.