O uso de recursos tecnológicos como auxílio ao processo de aprendizagem dos alunos do 1º ano do ensino fundamental

Visualizar/ Abrir
Data
2013-12-12Autor
Souza, Ana Lúcia Pacheco de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho teve como objetivo abordar uma pesquisa de campo com alunos do primeiro ano do ensino fundamental sobre a importância dos jogos pedagógicos digitais, e de novas práticas pedagógicas para melhor oportunizar o processo de ensino e aprendizagem desses alunos. A pesquisa buscou como aporte teórico conceituar e utilizar em sua aplicação objetos de aprendizagem, tecnologias da informação e comunicação e o conhecimento sobre a psicogênese com ênfase na teoria de Piaget e Vygostsky. Assim como, abordar três aplicações de jogos encontrados na internet. Estes são jogos adequados à fase na qual os alunos pesquisados fazem parte e os jogos visam desenvolver a motricidade, a memória e o experimento. Visou também utilizar como suporte pedagógico objetos de aprendizagem por meio da Tecnologia de Informação e Comunicação. Ao aplicá-los, foi possível perceber que as crianças interagiram com grande êxito ao longo de sua aplicação. Assim, também foi possível verificar o desenvolvimento cognitivo das crianças e seu entusiasmo durante as práticas.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]