Implementação e avaliação de um vídeo educativo para famílias de pessoas com colostomia
Abstract
A vivência de um câncer e de uma colostomia geralmente causa forte impacto na vida da pessoa colostomizada e da sua família, uma vez que a mesma também é afetada pelas diversas situações recorrentes da doença. O cuidado com a colostomia continua após a alta hospitalar. Nessa nova etapa, tanto a pessoa com colostomia quanto sua família deparam-se com diversas dúvidas e sentimento de insegurança. Nesse contexto, percebe-se a necessidade do enfermeiro desenvolver ações educativas que instrumentalizem e fortaleçam essas pessoas para o manejo da colostomia. Esta dissertação possui como questão de pesquisa: Quais as repercussões de uma intervenção de enfermagem realizada por meio de um vídeo educativo para famílias que possuem um membro portador de colostomia por câncer? E como objetivo geral implementar e avaliar as repercussões de uma intervenção de enfermagem realizada por meio de um vídeo educativo para famílias que possuem um membro portador de colostomia por câncer. Como objetivos específicos: identificar o conhecimento prévio à intervenção relacionado à colostomia e aos cuidados necessários; identificar o conhecimento posterior a intervenção relacionado à colostomia e aos cuidados necessários; conhecer as percepções das famílias sobre o vídeo utilizado na intervenção de enfermagem; avaliar as repercussões da intervenção de enfermagem realizada por meio do vídeo educativo. Na escolha do método, este classifica-se como exploratório e descritivo, no que se refere aos objetivos, transversal em relação à coleta de dados, e de abordagem qualitativa em relação ao tratamento dos dados. O cenário do estudo foi composto por dois hospitais, o Hospital Universitário de Santa Maria e o Hospital de Caridade de Ijuí. Participaram do estudo 10 famílias de pessoas com colostomia por câncer colorretal, totalizando 24 participantes. A coleta dos dados aconteceu em duas fases, a primeira consistiu na implementação da intervenção da enfermagem, e a segunda na avaliação da intervenção. Utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada, no período de maio a agosto de 2015. A análise e a interpretação dos dados foram orientadas pela proposta operativa de Minayo. O estudo foi pautado nos aspectos éticos, seguindo a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. A presente pesquisa obteve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM, com CAAE 28062514.8.0000.5346. Os resultados deste estudo emergiram quatro categorias: Colostomia: conhecimento prévio a intervenção; Aprendi com o vídeo : Conhecimento referidos após intervenção de enfermagem; Dá para ter uma vida normal : Repercussões do assistir o vídeo educativo; O vídeo é válido sim! : Percepções das famílias em relação ao vídeo educativo. A implementação da intervenção de enfermagem por meio do vídeo educativo teve uma repercussão positiva para as famílias das pessoas com colostomia por câncer colorretal, uma vez que os participantes da pesquisa relataram o quanto o vídeo os ajudou em relação aos cuidados com a colostomia, aos aspectos emocionais e também na comunicação entre os familiares.