Simulação gráfica do crescimento de plantas de milho
Resumo
A simulação gráfica é uma ferramenta que pode ser utilizada para acompanhar o crescimento e desenvolvimento das plantas a partir de parâmetros bióticos ou abióticos. Dentre as finalidades das simulações, pode-se destacar: (i) prever o comportamento de uma cultura, submetida à aplicação de diferentes fatores físicos, ambientais e climáticos; (ii) analisar a influência destes fatores no que se refere a características como limitações no crescimento e desenvolvimento das plantas, rendimento de massa seca e produção de grãos e; (iii) analisar a viabilidade de implantação desta cultura em uma determinada região de produção. Diante disso, a simulação constitui-se numa ferramenta importante no meio agronômico, pelo fato de possibilitar a observação de uma situação específica, sem a necessidade de se implantar um experimento a campo ou a coleta de dados experimentais. Como o aparecimento dos estádios fenológicos de algumas espécies, particularmente do milho, depende principalmente do somatório térmico, simulou-se através de gráficos vetoriais e programação voltada para a Internet, os estádios fenológicos de uma planta de milho, gerando assim uma animação do crescimento e desenvolvimento de um dossel de plantas. O trabalho consistiu de duas etapas: (i) experimento a campo e; (ii) análise dos dados obtidos, criação de rotinas de programação e de desenhos gráficos utilizados na simulação. Na primeira etapa, foi conduzido um experimento a campo para medições de largura máxima e comprimento de folhas, altura de plantas e registro de fotos das plantas de milho no decorrer do seu crescimento e desenvolvimento. Na segunda etapa, os dados obtidos no experimento, bem como as representações vetoriais de todas as folhas das plantas, em diferentes momentos do ciclo (obtidas através do processamento das fotografias digitais), os dados de temperatura média diária (obtidos através de uma estação meteorológica compacta), de soma térmica e de comprimento de entrenós, foram organizados em um banco de dados relacional, a fim de serem utilizados por rotinas de programação. Estas rotinas, escritas nas linguagens PHP e SVG, possibilitaram a geração de uma animação de uma ou várias plantas de milho, de acordo com parâmetros pré-selecionados (estádio fenológico, altura máxima de plantas, espaçamento entre plantas e entre linhas, nível de déficit hídrico, etc.). Através das tecnologias empregadas neste trabalho, é possível a execução da simulação através de qualquer computador conectado à Internet, desde que os arquivos criados para a simulação sejam devidamente armazenados em um servidor web.