Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Docência na Educação Infantil
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Docência na Educação Infantil
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Desafios do planejamento em turmas multidade na educação infantil

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de especialização (313.3Kb)
Data
2013-09-13
Autor
Mangine, Simone Medianeira dos Santos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho foi produzido no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil realizado na Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal da pesquisa foi argumentar sobre a importância do planejamento no dia a dia do professor, assim como analisar as possibilidades e as limitações na elaboração dos planejamentos dos professores que vão propor ações cotidianas com turmas de Multidade. Procurou-se refletir sobre as formas de contemplar os diferentes interesses das crianças que encontram-se em faixas etárias também diferentes. A ideia de compreender como esse planejamento é realizado pelos professores vem de uma inquietação minha, pois compreender que as crianças de diferentes idades dificilmente vão ter os mesmos interesses. Essa e outras questões nos desafiam a realizar um planejamento muito criativo e também ter clareza sobre concepções de infância, ter respeito a cada especificidade e considerar ainda seu planejamento deverá prever que o proposto pode não atrair a todos. O trabalho foi construído a partir de algumas questões que vivencio na minha prática e após alguns questionamentos foram propostos às colegas da Unidade. Outro fator ser repensado é a questão do caráter formativo da escola, já que se sabe da defesa de que as crianças menores aprendem muito com as maiores, porém questiona-se a aprendizagem e possibilidades que são oferecidas às crianças na escola, bem como a intencionalidade do professor.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/756
Coleções
  • Docência na Educação Infantil [74]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.