Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Docência na Educação Infantil
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Docência na Educação Infantil
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Avaliação na educação infantil: registros do processo de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos - contribuições teóricas e concepções de professores

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de especialização (374.0Kb)
Data
2013-09-13
Autor
Moreira, Juliana Corrêa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente artigo faz considerações sobre avaliação na educação infantil, com enfoque no registro dos processos de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos (berçários). A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino municipal de Santa Maria, e busca investigar as concepções de aprendizagem, avaliação e registros de quatro professoras que atuam nas turmas de berçário. No contexto dessa pesquisa a documentação pedagógica é considerada como uma nova possibilidade de acompanhamento dos processos de desenvolvimento infantil dos bebês, por ser uma prática que mais se aproxima das orientações presentes nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil/2009 no que se refere à avaliação. A relevância do estudo desta temática avaliação na educação infantil reside na importância de esclarecer dentro das práticas pedagógicas com crianças pequenas, o processo de avaliação, uma vez que ela perpassa desde o planejamento das ações. até a observação e registro das interações e aprendizagens que ocorrem no cotidiano de uma sala de aula. Considera-se também a importância dessa discussão para a formação continuada dos professores que atuam na educação infantil.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/769
Coleções
  • Docência na Educação Infantil [74]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.