A gestão escolar na educação profissional: um estudo sobre a gestão do Proeja em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul
Abstract
O PROEJA propõe a integração entre Educação Básica e Profissional, sendo os estudantes jovens e adultos, seu público. Na Educação Profissional, assim como nas demais esferas, a organização do cotidiano é fundamental e é feita primeiramente pelas ações da gestão escolar. Dessa forma, objetivou-se analisar como um Instituto Federal do Rio Grande do Sul recebe os estudantes para os cursos integrados PROEJA e quais ações são desenvolvidas pela gestão escolar enquanto consolida políticas públicas voltadas para Educação de Jovens e Adultos. Escolheu-se uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários, mais análise de documentos oficiais, através da análise de conteúdo. Observou-se que todos os sujeitos possuem compreensão clara dos princípios da gestão democrática e como implementá-la na educação. É focada a participação coletiva nos processos decisórios quando há tempo hábil para tal. Os documentos institucionais preveem ações para garantir acesso e permanência dos estudantes do PROEJA nos cursos e o Instituto ainda executa ações para integrar a Educação Básica à Educação Profissional. Dessa forma, o Instituto Federal possui legislação que regulamenta a gestão democrática na educação e foca os cursos PROEJA com devidos detalhes, através de planejamento coletivo, desenvolvimento de ações específicas para o PROEJA, assim como incentiva a participação de todos os atores do sistema educacional nos processos decisórios da instituição e de cada câmpus.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [996]
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
Kahl, Janaí (2011-10-31)Este trabalho consiste no estudo dos principais conceitos e mitos sobre indivíduos com Altas Habilidades, bem como a importância da formação e prática docente na identificação e orientação dos mesmos. Ainda, respaldare ... -
Concepções de professores sobre a aprendizagem no PROEJA em uma escola de Santa Maria - RS
Menegazzi, Lecy Mariza Rosa (2011-10-31)O presente estudo objetivou investigar como os professores em suas práticas pedagógicas compreendem aprendizagem dos alunos no ensino profissionalizante no PROEJA do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A ... -
Possibilidades da implantação do PROEJA como tentativa para diminuir a evasão
Dalcin, Margarete Inês (2011-10-24)Esse trabalho foi desenvolvido no Curso de Especialização em Educação Profissional e Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA com o objetivo de verificar os motivos referentes à ...