Alvenaria estrutural: construindo conhecimento
Resumo
As inovações nos sistemas construtivos ao longo dos anos fizeram surgir a alvenaria estrutural, por meio das grandes e significativas obras construídas no passado, permitindo o entendimento da lógica e da concepção dos elementos e materiais empregados, bem como o seu processo construtivo. O objetivo geral deste trabalho é pesquisar sobre o processo tecnológico da Alvenaria Estrutural no decorrer da história da humanidade e apresentá-lo através do projeto-livro denominado Alvenaria Estrutural: Construindo Conhecimento. Os objetivos específicos são: propor a organização e sequenciamento para o ensino da alvenaria estrutural; fornecer uma visão geral dos princípios técnicos para a concepção do projeto arquitetônico; demonstrar a correlação entre técnica e sistema adotado, abordando as vantagens e desvantagens para o sistema, vinculado à execução de qualidade; e propor material destinado a arquitetos, engenheiros e técnicos em edificações, com caráter didático, baseado em uma ferramenta gráfica. A metodologia da pesquisa divide-se em duas etapas: a primeira de cunho exploratório, a partir de uma revisão bibliográfica para determinação dos conceitos básicos do sistema construtivo. A segunda etapa consiste na construção do projeto-livro denominado Alvenaria Estrutural: Construindo conhecimento, embasado teoricamente pela pesquisa inicial e pela utilização de recursos gráficos voltados à compreensão visual do sistema. Como resultado, obtém-se o livro desenvolvido em 4 capítulos: Capítulo 1 - Aspectos históricos; Capítulo 2 - Materiais: Componentes e elementos; Capítulo 3 - Projeto em Alvenaria Estrutural; e Capítulo 4 - Execução de obras em Alvenaria Estrutural. Concluindo a dissertação, observa-se que o projeto-livro em questão é encarado como recurso de ensino introdutório ao sistema em Alvenaria Estrutural, pois, busca seu conteúdo verbal em um arranjo claro e limpo, pontuando partes que deveriam ser destacadas e trazendo dinamismo e interatividade para o leitor. A continuidade em avaliar a utilização do livro em instituições de ensino torna-se necessária para inserção do mesmo no contexto social, seja ele em obras e universidades, seja em métodos de ensino, projeto, entre outros.