Análise do sistema de gestão da qualidade em organizações militares: um estudo de caso
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2006-01-11Metadatos
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No contexto atual, a gestão pela qualidade passou a ser enfocada como uma nova perspectiva, a qual veio a torna-se uma arma agressiva ao concorrente, e, em conseqüência, uma ótima estratégia adotada pelas organizações brasileiras, para enfrentar o atual cenário caracterizado pela competitividade. Nesse sentido, o presente estudo objetivou analisar a implantação do sistema de gestão da qualidade em uma Instituição Pública, de caráter militar do Exército Brasileiro, que veio a obter o reconhecimento, em nível nacional, de excelência em sua gestão organizacional. Assim, através de uma pesquisa de natureza qualitativa, classificada também como descritiva, e que utilizou, para o desenvolvimento de seu processo, a técnica do estudo de caso, foram coletadas as informações necessárias no 4º Regimento de Carros de Combate em Rosário do Sul. Onde, determinou-se, inicialmente, através do estudo do referencial teórico disponível, a evolução da qualidade, bem como as principais metodologias referentes aos programas certificadores, sob uma perspectiva mundial, nacional e regional, destacando-se os aspectos fundamentais para o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), órgão certificador da organização pesquisada. A seguir, descreveu-se o histórico de implantação do programa de gestão pela qualidade na Organização Militar, no período de 1995 a 2004. Após, apresentou-se, as principais práticas voltadas para gestão pela qualidade, embasadas nos critérios de excelência exigidos pelo PGQP. Para, finalmente, reconhecer quais foram os principais benefícios que o sistema de gestão pela qualidade proporcionou à organização. Em função de esses aspectos serem alcançados em sua plenitude, conclui-se que, a partir deste trabalho, ficou evidente que o 4º RCC, desenvolveu sua própria política voltada para a qualidade. A qual, desde sua implantação, tornou-se um instrumento de dinamismo, fundamental e indispensável para a busca da operacionalidade, bem como o alcance das metas, a definição dos objetivos estratégicos e, principalmente, a valorização e o bem-estar do homem. Ainda, favoreceu o desenvolvimento do trabalho em equipe, do combate ao desperdício e da superação das dificuldades. Tornando a Organização pioneira na adoção do gerenciamento pela qualidade, em âmbito da Força Terrestre, vindo a ser, assim, um referencial de excelência em todo o Brasil.