Educação ambiental escolar: desafios e possibilidades
Resumo
O presente trabalho pretende contribuir com a reflexão sobre Educação Ambiental, analisando como se dá a sua abordagem nas aulas das diferentes disciplinas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa, um estudo de caso, desenvolvida através da análise dos questionários de pesquisa aplicados ao corpo docente de uma escola da Rede Municipal de Ensino, do município de Sobradinho, RS, objetivando conhecer qual a importância da Educação Ambiental e a sua relevância para cada sujeito da pesquisa.Observou-se que o tema Educação Ambiental é trabalhado pelos professores de forma interdisciplinar e transversal com o currículo.Constatou-se que a escola participa de diversos projetos de meio ambiente, em parceria com a Secretária Municipal de Educação e demais entidades ligadas ao Meio Ambiente, porém cabe ressaltar que nenhum projeto desenvolvido foi proposto pela própria escola. Verificou-se que o tema ambiental é abordado nas salas de aula e que mesmo assim os problemas ambientais da atualidade só têm aumentado.Precisa-se com urgência repensar as ações a ser realizadas para que a consciência ambiental esteja em cada cidadão, talvez a forma com que as ações e debates estão sendo propostos nas escolas e na sociedade precisam ser repensadas, pois enquanto todos não se derem conta da gravidade do problema continuaremos tendo diversos projetos e ações isoladas de consciência ambiental sem grande êxito e resultados.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]