Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Gestão na educação profissional: vivências em um curso de especialização em docência na educação profissional

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de especialização (881.4Kb)
Data
2013-11-30
Autor
Silva, Monique da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa investiga de que forma as vivências de uma disciplina sobre Gestão Educacional, num curso de Especialização em Docência na Educação Profissional Técnica e Tecnológica, pode contribuir para a formação de futuros docentes. Além disso, problematiza conceitos de gestão educacional no contexto da gestão na educação profissional, pensa práticas pedagógicas para o trabalho sobre gestão educacional e reflete acerca da importância da gestão educacional na formação docente. Para alcançar os objetivos, realizaram-se estudos bibliográficos sobre Gestão Educacional, Gestão na Educação Profissional, e Formação de Professores, amparadas em autores como Lück (2000; 2011a, 2011b), Ferreira (2011), Manfredi (2002), Morosini (2000), Freire (1987), entre outros. Para a construção empírica dos dados, optou-se pela observação participante (Minayo, 2004) como metodologia. Um procedimento investigativo no qual a pesquisadora colocou-se como observadora de uma situação/realidade, com a finalidade de realizar uma investigação científica. Nesta perspectiva metodológica, acredita-se nas relações entre o estudado e o vivido como a chave para a compreensão dos conceitos, para a mudança dos espaços, para a instituição de outras formas de fazer/ser educação, de fazer/ser gestão. E quando Marques (1995) aponta que a docência se concretiza quando os temas previstos, as tramas conceituais e a vida cotidiana se relacionam, a pesquisa encontra respaldo para o trabalho desenvolvido ao longo do tempo em que a pesquisadora ministrou a disciplina que move esta escrita.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/808
Coleções
  • Gestão Educacional - EaD [1014]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.