Análise da gestão do sistema de arquivo médico do Hospital de Base do Distrito Federal
Resumen
Este é um trabalho de pesquisa que tem por finalidade analisar o sistema de arquivo de prontuário de pacientes do Hospital de Base do Distrito Federal. A Arquivologia é uma ciência que tem por objetivo o acesso e disponibilização da informação de forma eficiente para facilitar o desenvolvimento de atividades e tomadas de decisão. O presente estudo justifica-se pela pouca literatura arquivística destinada a gestão de arquivos hospitalares e pela possibilidade de auxiliar a área da saúde na gestão do Sistema de Informação de Saúde. Adotou-se o referido hospital como objeto de estudo por sua relevância assistencial na região do Centro-Oeste. Utilizou-se a metodologia da pesquisa de natureza aplicada, com forma de abordagem qualitativa e base na observação direta em campo. Também foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica. A análise apontou que a forma de organização dos prontuários em suporte de papel utilizada pelo hospital é a mesma desde a sua inauguração, em 1960, com poucas melhorias significativas e atualização tecnológica. Também foi identificado que a implantação recente do Prontuário Eletrônico de Documentos - PEP, não contou com o planejamento adequado, gerando outros problemas para o Hospital. Essa conclusão foi possível devido à pesquisa bibliográfica que identificou algumas unidades hospitalares que adotaram o PEP, com base nos dados fornecidos pelos textos e foi realizada a comparação com os resultados e procedimentos entre as instituições. Este trabalho de pesquisa permitiu a confirmação de que a utilização das técnicas arquivísticas podem contribuir para a gestão da informação em qualquer contexto institucional.
Colecciones
- Gestão em Arquivos - EaD [245]