Visão de futuro como ferramenta de gestão: um estudo de multi-casos em três empresas na cidade de Santa Maria/RS
Fecha
2005-05-30Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O processo de adaptação das organizações em relação à realidade de seu ambiente é considerado um fator de sobrevivência para as empresas. Sendo assim, a visão estratégica ganha importância cada dia que passa, devido ao fato das organizações estarem mais competitivas e com modelos administrativos mais descentralizados. A visão deve ser um enunciado claro e direto que conduza à direção estabelecida pelos seus dirigentes. Este trabalho descreve o processo de formação da visão de três empresas a partir da implementação do planejamento estratégico. A pesquisa bibliográfica, que analisa as questões que envolvem a
aceitação da visão, processo, componentes, dificuldades e facilidades no processo e planejamento estratégico e seus modelos propostos por alguns autores, enfatizando as abordagens que apresentem soluções para o problema de pesquisa. O trabalho tem como escopo estudar a visão organizacional das empresas e as implicações desta
no desenvolvimento da organização. Busca, através da pesquisa teórica, desvendar tanto a importância quanto às relações entre visão e as posturas concretas da empresa em todas as frentes de atuação, explicando a influência desta nos diversos setores da empresa. O universo teórico deste
trabalho delimita, portanto, a área dos conceitos de visão, buscando formas de identificá-los a partir de três empresas do município de Santa Maria/RS. Quanto à metodologia, este trabalho refere-se a uma pesquisa de natureza qualitativa, classificada como descritiva, e que utilizou para o desenvolvimento do seu processo a técnica do Estudo de
multi-casos.