Estudo de caso sobre a satisfação do consumidor da Feira de Economia Solidária em Santa Maria - RS
Fecha
2011-03-15Metadatos
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As feiras de economia solidária destacam-se, cada vez mais, no setor econômico
mundial. Contudo, o grande desafio é oferecer produtos e serviços com qualidade,
aos consumidores, que se tornam, a cada dia, mais e mais exigentes e críticos. Esta
pesquisa tem como objetivo identificar se os produtos que a Feira de Economia
Solidária comercializa satisfazem às exigências dos consumidores. A pesquisa
dividiu-se em dois momentos. No primeiro momento, foram elaborados e aplicados
dois questionários: um voltado aos coordenadores de grupos dos empreendimentos,
para buscar o nível de satisfação dos empreendedores, e outro aos consumidores,
para identificar o nível de satisfação, destes, quanto à qualidade dos produtos
comercializados. No segundo momento, cruzou-se os dados obtidos, comparandose
os níveis de satisfação de ambos os grupos pesquisados, identificando-se os
pontos convergentes e divergentes, sobre a qualidade do produto comercializado.
Para a elaboração dos questionários, tomou-se por base o modelo SERVQUAL, a
fim de que se pudesse mensurar as diversas dimensões de qualidade através de
uma escala pré-estabelecida. Para análise dos dados, utilizou-se os Testes de
Wilcoxon e Correlação de Spearman. Os dados foram tratados através do software
Statistica 7.0. Os resultados demonstraram a Feira de Economia Solidária de Santa
Maria - RS apresentar resultados satisfatórios quer na percepção dos produtores
quer na dos consumidores. Conclui-se a relação consumidor/produtor ser de suma
importância para a competitividade e disseminação dos princípios de Economia
Solidária.