Proposta de diagnóstico da inovação e competitividade no setor de serviços
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Data
2011-06-27Primeiro membro da banca
Simoneto, Eugênio de Oliveira
Metadata
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Dado o cenário de crescimento da participação na economia Brasileira do setor de serviço, contribuindo para uma maior competitividade, a inovação em serviços é um tema que demanda ser estudado com maior compreensão e aprofundamento. No caminho de colaborar para o avanço do número de pesquisas é que foi proposto este trabalho para o desenvolvimento de uma proposta de diagnóstico da inovação e competitividade para o setor de serviços. Para atender esse objetivo a pesquisa desenvolveu a revisão da literatura de maneira abrangente, cobrindo os termos serviço, inovação e competitividade, apresentando uma base de conhecimento integrado a proposta. A estratégia de pesquisa adotada foi à pesquisa-ação, para uma análise qualitativa do estudo da unidade em investigação. A proposta de diagnóstico desenvolvida buscou direcionar o modelo apresentado pelo Núcleo de Inovação e competitividade, ao âmbito do setor em estudo, sendo seu desenvolvimento orientado aos cinco fatores: Produção, Tecnologia, Recursos Humanos, Finanças e Marketing. Depois de construído o modelo, sua aplicação demonstrou de forma dinâmica, a sua validade, apresentando-se como um instrumento de diagnóstico produtivo e prático no sentido de apoiar consultores e gestores na avaliação global de empresas, permitindo também analisar a atuação da empresa no desenvolvimento de formas competitivas de posicionamento considerando todas as dimensões atribuídas no diagnóstico. Este trabalho, por fim, colaborou para preencher a lacuna identificada ao articular um conjunto de literatura direcionada aos serviços no desenvolvimento da proposta de diagnóstico.