Certificação ambiental no Rio Grande do Sul: uma questão mercadológica, de marketing ou consciência ecológica
Abstract
Este trabalho apresenta uma pesquisa relativa ao tema da certificação ambiental, bem como implantação e manutenção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas organizações. Diante de um quadro visível de degradação sofrida pelo meio ambiente e da luta de consumidores cada vez mais conscientes na busca de produtos ecologicamente corretos, nota-se a preocupação dos empresários, e como condição de sobrevivência a aquisição da certificação ambiental, a fim de conquistarem novos mercados e se enquadrarem dentro das regras facilitadoras da obtenção de investimentos. Essa pesquisa tem como objetivo de estudo a análise da situação atual da certificação NBR ISO 14001 em empresas do Rio Grande do Sul que estavam certificadas em 2005, demonstrando os motivos que as levaram a obter e manter ou não a certificação, bem como verificar se os motivos da busca pela certificação estão relacionados a necessidades de mercado, marketing ou consciência ecológica. A metodologia utilizada na pesquisa foi descritiva, quali-quantitativa e de levantamento, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado. Obteve-se um retorno de 41 questionários que foram encaminhados às empresas certificadas, diagnosticando-se o perfil, demonstrando o contexto onde estão inseridas e a finalidade das organizações com relação à certificação ISO 14001. A partir da análise do material de pesquisa, conclui-se que o foco motivador principal da obtenção e manutenção da certificação ambiental ISO 14001 é a questão mercadológica, que ganhou força a partir das recentes exigências ambientais oriundas dos stakeholders (uma pessoa, grupo ou entidade com legítimos interesses nas ações e no desempenho de uma organização, e cujas decisões e atuações possam afetar, direta ou indiretamente, essa outra organização).