Percepções acerca da gestão democrática a partir da escuta da comunidade: um estudo de caso numa escola pública de Victor Graeff - RS
Resumo
Este estudo tem como objetivo diagnosticar e analisar as concepções e práticas no âmbito da gestão escolar a partir da escuta de representantes da comunidade de uma escola pública do município de Victor Graeff - RS. A pesquisa contou com revisão de literatura acerca da temática e pesquisa de campo realizada no segundo semestre de 2013. Para tanto, foram aplicados questionários semiestruturados, os quais foram respondidos por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. Entre os questionamentos propostos cita-se: distribuição dos recursos públicos e a sua suficiência para o funcionamento da escola; de que maneira ocorre à participação e o relacionamento entre a equipe pedagógica, professores, funcionários, alunos, pais e comunidade junto à escola; se os mesmos tem conhecimento de como os recursos são aplicados; como é a autonomia escolar diante dos membros participantes. A análise de tais dados busca contribuir para a qualificação das ações desenvolvidas no âmbito da escola bem como oferecer subsídios para a formação inicial e continuada de gestores em educação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]