Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada
Fecha
2006-11-16Metadatos
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A prática da qualidade na gestão universitária se faz com o comprometimento de toda comunidade escolar. Assim, através da avaliação do processo de ensino, o presente trabalho objetivou identificar, na opinião do discente, os pontos fracos e fortes do processo de ensino, por meio da análise multivariada. Assim sendo, para este estudo, foram considerados questionários que abrangeram as categorias de
variáveis: 1) auto-avaliação do aluno, 2) avaliação da importância dos conteúdos para o curso e o desempenho pedagógico do professor, 3) avaliação docente pelo discente e 4) avaliação discente pelo docente. Os dados obtidos no final de 2003 compuseram a primeira amostra que apresentou uma participação de 54% dos alunos do curso de administração em comércio exterior. Os dados referentes ao
processo de avaliação realizado ao final de 2005 corresponderam a uma participação de 87% dos alunos matriculados nos cursos de graduação da Instituição de Ensino Superior IES. As informações foram processadas utilizando-se a técnica estatística de análise fatorial com rotação varimax normalizada. Da análise fatorial, resultaram fatores, com consistência interna satisfatória que definiram as
dimensões: 1) situações de estímulo por parte do professor para o aluno buscar conhecimento com uma explicação de 50%, 2) com 21% de explicação os alunos referiram-se às relações entre conteúdos e objetivos do curso e suas aplicações práticas como satisfatórias, 3) situações metodológicas apropriadas para o processo de ensino e aprendizagem com 11% de explicação e como ponto fraco no processo de ensino, 4) a interdisciplinaridade não foi percebida pelo aluno com a real importância e 5) a freqüência à biblioteca e o hábito da leitura devem ser bem mais
motivados como também a participação em eventos, a pesquisa e extensão. Os resultados mostraram, por meio de consistência interna dos fatores, a validez do construto que dá suporte ao processo de ensino desta IES. Desse modo, essa forma de análise favorece uma melhor observação dos gestores nas percepções que os alunos têm sobre o processo de ensino em determinada situação, possibilitando, assim direcionar investimentos em busca da qualidade.