O fortalecimento das cooperativas agroindustriais utilizando a qualidade dos serviços para a fidelização dos cooperados
Resumo
O sucesso das cooperativas depende cada vez mais das oportunidades das pessoas de
se integrarem no ambiente cooperativo de serem valorizadas para assegurar um atendimento
com qualidade a seus cooperados e clientes. Sabe-se que, com a competição acirrada do
mercado, as cooperativas buscam aperfeiçoar a qualidade do atendimento, para fidelizar seus
cooperados. Observa-se que, os serviços competitivos permanecem no mercado e a qualidade
é pré-requisito da competitividade, sendo assim é necessário oferecer um melhor atendimento
aos cooperados e clientes. O presente trabalho, estudo de caso, apresenta um estudo que se
caracteriza também como uma pesquisa tipo exploratória e utiliza o método qualitativo de
abordagem para a coleta e a análise dos dados. Objetivou-se identificar a qualidade necessária
para manter os cooperados ativos para sua fidelização em uma cooperativa agroindustrial
localizada no Oeste de Santa Catarina. Para atingir os objetivos foi necessário, num primeiro
momento, realizar uma pesquisa bibliográfica sobre Cooperativas e Cooperativismo, Serviços
e a Qualidade em serviços, e, num segundo momento, realizar a pesquisa empírica junto aos
cooperados e clientes. Para coletar os dados foram aplicados questionários e posteriormente,
foi elaborado o texto teórico e a tabulação e análise dos dados. Os resultados indicam que a
cooperativa é uma forte aliada de seus cooperados e apresenta um nível bom de fidelização e
satisfação entre as diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade, onde a fidelidade está
diretamente ligada à satisfação, qualidade no atendimento e nos serviços prestados.