Modelo de avaliação de desempenho logístico de empresa de serviço
Fecha
2012-09-12Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Há uma conformidade entre profissionais e pesquisadores que a logística desempenha um papel estratégico, independentemente da atividade ou segmento em que a organização atua. Essa notoriedade se dá pela teia de inter relações envolvida e de abrangência das suas ações. Porém, nesse contexto global, de inúmeros elementos, a logística cerne deste estudo, é apresentada como pilar de sustentação e elo de integração de toda a cadeia. Pesquisas com foco na avaliação de desempenho logístico em empresas prestadoras de serviço são escassas, o que representa um hiato a ser preenchido. Na sua maioria, os trabalhos encontrados estão direcionados a avaliar a logística em empresas de manufatura e o nível de serviço considerando apenas a visão do cliente (de fora para dentro) e não aspectos que incidem dentro da organização. Com base nesta lacuna, é apresentado o problema de pesquisa: como avaliar o desempenho logístico em uma empresa prestadora de serviços? Na intenção de encontrar alternativas para o problema foi indispensável estudar a acerca do tema utilizando-se do levantamento de base teórica sobre o setor além de delimitar as bases para fundamentação do modelo e a identificação dos processos submergidos à logística. Foi indispensável à descrição da metodologia de multicritério construtivista- MCDA-C, pois esta foi utilizada como base para o modelo a ser proposto. Para tal, procedeu-se com uma sistemática na busca de mapear a situação atual a partir das variáveis identificadas, permitir oportunidades de melhoria dos processos, dando uma visão do estado futuro e que garantissem a sustentabilidade das ações sugeridas. Com o objetivo de solidificação e teste do modelo, utilizou-se do procedimento estudo de caso com aplicação em uma empresa prestadora de serviços de telecomunicação que atua em três estados brasileiros, onde tornou-se possível avaliar o desempenho da logística, respeitando as variáveis identificadas, possibilitando ser observada a avaliação individual a cada processo e a sua abrangência de forma global. Neste formato, o modelo proposto busca apresentar condições para a empresa acompanhar o desempenho de suas ações, sustentando índices para estabelecimento de metas e avaliações periódicas de desempenho individual e coletivo. O modelo proposto mostrou-se apropriado por prover uma ferramenta em que há um processo sistemático de melhoria contínua com foco na integração e no avanço solidificado do desempenho logístico.