TCC Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Submissões recentes
-
Ensaio sobre o processo de construção de advogados de marca: projeto experimental na escola de oratória Vox2You
(2024-08-23)O trabalho acadêmico em questão explora a aplicação dos 5 As de Kotler para transformar alunos de uma escola de oratória em advogados da marca Vox2You. A oratória é destacada como uma competência essencial para o sucesso ... -
Trabalhadoras em pauta: uma análise de conteúdo das matérias sobre trabalho feminino no jornal alternativo Nós Mulheres
(2023-12-12)Criado por militantes feministas durante o regime militar brasileiro junto com centenas de outros jornais alternativos em oposição à ditadura (KUCINSKI, 2018), o Nós Mulheres circulou entre os anos de 1976 a 1978, no Brasil. ... -
Por Todas as Telas: a novela brasileira do sofá da sala aos trending topics
(2023-12-15)“Por Todas as Telas” aborda a adaptação das telenovelas brasileiras diante das mudanças no cenário midiático contemporâneo. Inicialmente, destaca-se o contexto da crescente variedade de formatos de entretenimento disponíveis, ... -
Humanos virtuais: a transmídia como recurso narrativo na construção e fortalecimento da brand persona
(2023-12-15)A presente monografia visa analisar o uso estratégico de personagens digitais na construção de discursos de marcas, a partir de uma perspectiva transmídia. A pesquisa utiliza autores como Andrea Semprini (2006), Clotilde ... -
Impactos do retrabalho no processo criativo na direção de arte em agências de publicidade
(2023-12-14)O surgimento de bloqueios criativos pode atrapalhar parcial ou completamente o processo de criação de profissionais de direção de arte. O retrabalho por sua vez, por ser um processo que acompanha a rotina criativa desses ... -
O entrelaçamento entre novos modelos de negócio e a publicidade de entretenimento: um estudo sobre a organização furia
(2023-12-14)O modo de consumir publicidade das gerações Y e Z está sendo determinado a partir da centralização e evolução tecnológica. Bem como pela disputa de atenção que forçou a comunicação a se adaptar e adquirir novas ferramentas ... -
O processo de direção audiovisual através do documentário Escolinha Riograndense
(2023-12-18)O projeto em questão foi desenvolvido juntamente com o diretor de fotografia Leonardo Lira Araujo, entre o final de 2020 e o final de 2023. Trata-se de um projeto com objetivo de refletir sobre o processo de direção de ... -
Endomarketing: alinhando valores e identidade de marca na jornada da GestãoDS
(2023-12-13)Por meio da presente monografia visa-se entender de que maneira o endomarketing se alinha como elemento do branding e na transmissão dos valores de marca. Autores como Analisa Brum (2010), Saul Bekin (2005), Andrea Semprini ... -
Thank U Next: o design emocional aplicado a concepção de design de embalagem e de produtos da cantora Ariana Grande
(2023-12)Este trabalho busca, por meio da teoria do Design Emocional de Donald Norman (2008), verificar os níveis de percepção de consumidores dos perfumes da cantora Ariana Grande. Por meio dessa análise, buscamos investigar como ... -
PubliciSapa: A experiência de mulheres lésbicas no campo publicitário
(2023-07-21)Este projeto experimental teve como objetivo analisar relatos de mulheres lésbicas que vivenciam o cotidiano de agências de publicidade e disponibilizar os principais dados e insights em um report. Para entender melhor o ... -
Planejamento estratégico para o reposicionamento da marca de Cerâmicas Gabi Sanger Art
(2023-07-21)Este projeto experimental apresenta o desenvolvimento do planejamento estratégico de comunicação para o reposicionamento da marca cerâmicas artesanais, Gabi Sanger Art. Sob a ótica de planejamento da Marcélia Lupetti e ... -
Ilustrando os astros: a aplicação da estética Rubber Hose nos símbolos do zodíaco a partir de anúncios publicitários
(2023-07-19)Este projeto busca propor a criação de 12 (doze) peças ilustradas tendo como inspiração os arquétipos da astrologia, associando cada signo num cenário hipotético de anúncios publicitários aplicando a estética retrô Rubber ... -
Papelaria Mi Frufru: aplicação de estratégias de branding para criação de marca de papelaria virtual
(2022)O presente trabalho consiste na elaboração de um projeto experimental com o objetivo de criar uma marca de papelaria criativa, baseada em motivações pessoais e apresentada em uma estética delicada e afetuosa. Como base ... -
Loja Casa Docca: e-commerce, artesanato, inovação.
(2022)O produto deste projeto experimental é o desenvolvimento da loja e-commerce Casa Docca (marca de produtos decorativos artesanais) e os aspectos centrais de inovação envolvidos no negócio. Diante do cenário de degradação ... -
A utilização de elementos sinestésicos na construção do curta-metragem "Sangria" em Super 8
(2022)O presente projeto visa compreender o conceito de sinestesia aplicado no meio audiovisual. E, por meio do processo analógico e dos demais elementos que compõem o cinema, realizar um curta-metragem, de caráter experimental. ... -
Campanha de lançamento do Darwin Pet Center sob a ótica dos 5 As de Kotler
(2022)Consta, neste projeto experimental, o desenvolvimento da campanha mercadológica de comunicação para o lançamento do Darwin Pet Center, empreendimento do ramo pet, sob a ótica dos 5 As do marketing, modelo pensado por Philip ... -
Modelos de negócio para criadores de conteúdo na plataforma midiática YouTube
(2022)O presente trabalho analisa um assunto relevante na publicidade e da mídia: atuação dos criadores de conteúdo na plataforma YouTube. O tema do trabalho são os modelos de negócio para criadores de conteúdo na plataforma ... -
Estudo sobre a direção e montagem cinematográfica: projeto experimental de um filme curta metragem.
(2022)Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um audiovisual curta metragem, com base nos estudos sobre a direção e montagem cinematográfica. A partir do aprofundamento dos processos de direção e montagem de um ... -
De Honório para o mundo: uma análise das estratégias de sucesso da artista Anitta
(2022)Com a evolução do mercado musical e industrial que torna os artistas cada vez mais em marcas, o objetivo do presente trabalho é analisar a carreira da cantora Larissa de Macedo Machado, a Anitta, sob o viés da comunicação ... -
Criação publicitária sob a ótica da gestão de projetos: uma proposta metodológica
(2022)Este texto faz parte de um projeto experimental e tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o processo de criação publicitária, assim como mostrar os resultados da sua aplicação. Em um primeiro momento, ...