Identificação de perdas produtivas: um estudo de caso em padaria e confeitaria
Fecha
2013-02-22Metadatos
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As empresas em um âmbito geral precisam preocupar-se com o aumento de produtividade, porém, existe outra preocupação que precisa de atenção especial por causar perdas financeiras e, inclusive, insatisfação dos clientes, que são as perdas que acontecem no processo produtivo. A aplicação da produção enxuta em serviços na área de alimentação, em especial, em panificação e confeitaria é pouco explorada, mas vem ao encontro da busca pela redução de perdas e consequente aumento de produtividade, rentabilidade financeira e satisfação dos clientes. O presente trabalho teve como objetivo investigar as 7 perdas produtivas propostas por Shingo sob a luz da lógica da produção enxuta em uma empresa de panificação e confeitaria. Os dados levantados na empresa seguem uma abordagem quantitativa e o método utilizado foi estudo de caso. O método foi desenvolvido em seis etapas: (i) escolha do produto, que consistiu em acompanhar a rotina de trabalho da empresa, levantamento de relatório da curva ABC de vendas e após elaboração de diagrama de Pareto com os 10 produtos com maior representatividade de vendas da empresa; (ii) mapeamento dos processos, nesta etapa, foram elencadas as cinco etapas de produção de chapinhas1 e, levantadas as perdas segundo a lógica da produção enxuta decorrentes em cada processo; (iii) listagem das perdas, identificar e listar as perdas que ocorrem no processo de produção em cada etapa e após elaboração de matriz das perdas; (iv) priorização das perdas, nesta etapa, foi desenvolvida a aplicação da ferramenta GUT com objetivo de elencar as perdas que serão coletadas; (v) coleta dos dados, consiste em coletar os dados das perdas de acordo com as cinco etapas produtivas do produto chapinha. Os resultados demonstraram que a empresa possui potencial de redução de perdas produtivas no processo de produção da chapinha, sem fazer altos investimentos e, em consequência, potencial aumento do faturamento mensal.