Os objetivos de endomarketing e a ISO 15189 na gestão de laboratórios clínicos
Resumo
Este estudo apresenta uma proposta com objetivos de endomarketing na gestão de laboratórios clínicos que podem ser utilizados na implantação e desenvolvimento de sistema de gestão da qualidade adequado e conforme a ISO 15189 para fins de acreditação desses laboratórios em organismos que fornecem reconhecimentos. A proposta de objetivos de endomarketing para desenvolvimento de sistema de gestão da qualidade adequado e conforme a ABNT NBR NM ISO 15189 Laboratórios de análises clínicas - Requisitos especiais de qualidade e competência foi o objetivo geral nesse trabalho. Para isso, o presente estudo abordou a conjuntura de cenários do sistema internacional de acreditação, os sistemas de gestão, o endomarketing e a cultura organizacional. Também analisou a relação entre a ISO 15189 e o regulamento técnico RDC 302 da ANVISA que estabelecem requisitos de gestão, técnicos e mandatórios. Nos resultados, a pesquisa trouxe a interpretação dos dados de acreditações em uma série de países que se destacam na área. No instrumento central da pesquisa foram obtidos subsídios de um determinado grupo de laboratórios clínicos localizados em uma cidade cuja população enquadra-se como de tamanho médio no âmbito do estado do Rio Grande do Sul Brasil. Integrantes dos laboratórios relataram através de respostas a um questionário, particularidades e realidades de gestão do próprio laboratório e endomarketing utilizado. A metodologia foi classificada como exploratória. Os objetivos propostos servem de base para que um laboratório utilize-os como impulsionadores na gestão, endomarketing e conscientização interna com finalidade de atingir metas de acreditação e melhoria contínua.