Inovação como estratégia competitiva nas organizações de serviços da região central, RS: com base em sistema de medição de desempenho
Abstract
O presente estudo tem por objetivo analisar a inovação por meio de medição de desempenho para a criação de valor nas empresas de serviços. Para isso, pretende-se utilizar dados de organizações de serviço como subsídio para determinar os indicadores que melhor se adaptam para esse segmento de atividade. O estudo está centrado nas organizações de serviços localizadas na cidade de Santa Maria, RS. As organizações foram escolhidas em função de a cidade ser denominada Cidade Universitária onde se localiza uma grande concentração de estudantes universitários. Para tanto, buscou-se através do levantamento de pesquisa bibliográfico alguns modelos teóricos sobre indicadores e utilizou-se a técnica de questionário para a coleta dos dados. A pesquisa em questão classifica-se quanto aos objetivos como descritiva, tendo a finalidade de descrever os indicadores utilizados nas organizações de serviços. Por meio do estudo dos modelos propostos de medição de desempenho, e a comparação mostrando as diferenças e semelhanças existentes entre os diversos modelos. Com base nessas informações almeja-se disseminar conceitos e práticas da medição de desempenho usando os indicadores como medidas adequadas para análise organizacional. Esta pesquisa é direcionada as organizações de serviços com a finalidade de possibilitar aos gestores, a busca por crescimento sustentável melhorando a posição competitiva e reduzindo a vulnerabilidade de sua permanência no mercado. A pesquisa mostrou a relação entre as práticas organizacionais e a utilização dos indicadores. Em relação aos resultados verificou-se que as organizações consideram importante a utilização dos indicadores de desempenho, principalmente das dimensões clientes e de colaboradores. Por fim, a conclusão dos resultados que permitem enfatizar a medição de desempenho, a identificação de estratégias de inovação, considerando as tendências e oportunidades que visam assegurar, a geração de valor para o cliente.