O projeto político pedagógico como ferramenta da gestão escolar democrática
Abstract
A presente pesquisa objetiva conhecer os caminhos percorridos na construção do Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal de ensino básico do município de Humaitá, Rio Grande do sul, nesta pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, os sujeitos são sete professores e quatro funcionários. Por meio de questionário, procurou-se também saber a participação da comunidade escolar neste percurso, bem como a importância que o mesmo tem no trabalho diário na escola. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que traz como linha norteadora um referencial teórico sobre as relações desse projeto com a comunidade escolar, expressados por uma concepção participativa de educação e sociedade. Nesse sentido, concluiu-se que o trabalho coletivo e participativo é de fundamental importância para a construção do PPP, pois somente quando todos participam, sentem-se responsáveis e comprometidos com o mesmo. Desta forma, podemos garantir a construção de uma gestão democrática e participativa, tendo o Projeto Político Pedagógico como uma das principais ferramentas da Gestão Escolar.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [996]