Sistema de mensuração de redes sociais digitais como suporte no processo de competitividade
Fecha
2014-02-26Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A Web 2.0 revolucionou o modo como governo, as empresas e a sociedade interagem, trabalham, comunicam e compartilham informações e vem sendo amplamente utilizada como ferramenta de apoio à gestão estratégica das organizações. No campo das Instituições de ensino superior privadas, são múltiplas as oportunidades que aparecem diante do bom aproveitamento deste fluxo de informações que surge através, especialmente, das redes sociais digitais. Assim, este trabalho objetiva avaliar a competitividade de Instituições de ensino superior privadas, com base em um sistema de mensuração de desempenho das redes sociais digitais. Recorrendo-se à produção científica da área, observa-se uma lacuna e a incipiência de estudos que atentem para temas como mensuração e avaliação de desempenho de redes sociais digitais sob a ótica da gestão estratégica organizacional. Sob este viés, a relevância do tema deste trabalho se dá na medida em que ele proporciona um arcabouço de conceitos e referenciais que confirmam a importância da atuação das organizações na Web, especialmente no que se refere ao tratamento das opiniões que podem surgir a partir de interações nas redes sociais digitais, com vistas à competitividade organizacional. Com relação aos procedimentos e técnicas, a pesquisa se caracteriza como um estudo de multicasos e, quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada que tentará avaliar os processos de competitividade que surgem a partir das interações nas redes sociais digitais. A coleta de dados foi realizada com todas as Instituições de ensino superior privadas do Estado do Rio Grande do Sul, considerando as redes sociais digitais mais do que simples intercâmbio de informações, e sim um desafio no ambiente organizacional, que amplia a capacidade de difusão de informações. Ao final, serão apresentados os dados relevantes da pesquisa, ou seja, as conclusões obtidas a partir da aplicação do sistema proposto, incluindo descrições detalhadas dos critérios utilizados. Apesar da mensuração de redes sociais digitais, por meio de um sistema, ser um campo ainda incipiente para a gestão organizacional, a tendência é de grande desenvolvimento, de modo que as pesquisas científicas auxiliarão a consolidação dos conhecimentos nesta área. Neste contexto, sugere-se seguir com estudos da aplicação do sistema apresentado neste trabalho, como oportunidade para aplicações das discussões na área.