Análise dos indicadores do sistema de avaliação da pós-graduação stricto sensu no Brasil: um estudo multicasos nos programas de Engenharia de Produção
Abstract
Em um mundo, onde o mercado torna-se cada vez mais dinâmico e competitivo, é fundamental investir nos sistemas de educação que garantam este desenvolvimento e progresso. Os programas de pós-graduação stricto sensu visam contribuir de forma eficiente para a produção e disseminação do conhecimento e consequentemente para a autonomia científica e tecnológica do país. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é o órgão no Brasil responsável pela formação de recursos humanos, controle, avaliação e gestão dos programas e cursos de pós-graduação stricto sensu. O presente estudo teve como objetivo geral realizar um análise quali-quantitativa dos indicadores do sistema de avaliação CAPES, na área de Engenharia de Produção. Como metodologia deste estudo, esta pesquisa caracteriza-se quanto à abordagem por ser qualitativa e quantitativa de caráter exploratório e descritivo, onde se adotou métodos e técnicas diferenciados em cada fase do estudo. Na fase do projeto e de coleta de dados utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica. O instrumento de coleta de dados foi desenvolvido tendo como base os indicadores do sistema de avaliação CAPES. Foi desenvolvido e aplicado, nos aos coordenadores dos programas de pós-graduação em Engenharia de Produção, um questionário semiestruturado composto por questões abertas e fechadas. Para a análise dos dados coletados foi realizada uma análise integrada dos relatórios da Engenharia III e dos questionários respondidos pelos gestores, considerando como amostra 18,4% da população. Como resultado observou-se a necessidade de uma revisão nos pesos elevados atribuída a alguns indicadores como, por exemplo, a produção em periódicos e por consequência o aumento de peso para as demais produções técnicas, tanto como a importância da utilização de mais de um fator de avaliação além do Qualis, como citado pelos pesquisados o fator de impacto de cada revista e a necessidade da inclusão de mais indicadores capazes de avaliar os programas de pós-graduação.