O ensino da língua portuguesa para surdos
Resumen
O presente estudo monográfico, intitulado "O ensino da Língua Portuguesa para Surdos", teve como objetivos avaliar a importância do ensino e da aprendizagem da Língua Portuguesa por sujeitos surdos incluídos na 6ª série de uma escola estadual de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul - RS e mostrar como esses alunos estão aprendendo o português escrito. Com base na produção textual dos sujeitos surdos em sala de aula e nas impressões que neles são produzidas, o trabalho visa a problematizar a avaliação da escrita desses sujeitos inseridos no sistema educacional inclusivo. Para investigar a coesão textual dos textos produzidos pelos sujeitos desta pesquisa, foram utilizadas quatro atividades desenvolvidas em sala de aula. Primeiramente, como material de investigação, foram utilizadas imagens de figuras ilustrativas e, em um segundo momento, foi utilizada uma história impressa para ser lida e recontada em português escrito. Depois, os alunos elaboraram um texto por meio de gravura e por fim realizaram a mesma atividade com tema livre. Para a análise dos dados, foram utilizadas as categorias apresentadas por Brochado (2002 apud QUADROS e SCHMIEDT, 2006) sobre os estágios de interlíngua na aprendizagem da Língua Portuguesa em sujeitos surdos. Conforme os estágios de interlíngua analisados, os sujeitos surdos encontram-se no estágio II, pois os textos, mesmo de forma inadequada, apresentam o uso de artigos, preposições, verbos flexionados e alguns no infinitivo. Foi observado também o emprego de substantivos e adjetivos e também alguns elementos funcionais como preposição e conjunção. Quanto à estrutura frasal, apresentam-se ora com características da Língua de Sinais, ora com características da
Língua Portuguesa. Assim, apesar da repetição de palavras, da dificuldade ortográfica e da carência de vocabulário, há entendimento do texto. Nesse contexto, sabe-se que os surdos têm a Língua de Sinais como primeira língua, sua língua materna e oficial, que é naturalmente adquirida, facilitando assim a comunicação, e a Língua Portuguesa como a segunda língua, que visa a valorizar a leitura, a escrita, a compreensão e a interpretação. Dessa forma, a Língua Portuguesa deve ser ensinada aos surdos com metodologia própria de segunda língua, tendo em vista ainda a diferença de modalidade entre o português e a língua de sinais, já que aquela é de modalidade oral-auditiva enquanto esta é de modalidade espaço visual.