Gestão empreendedora no turismo: caso roteiro Caminhos de Santiago das Missões - RS
Abstract
Essa pesquisa buscou identificar as características da gestão empreendedora junto aos empreendedores do roteiro turístico, Caminhos de Santiago das Missões, e desenvolver uma metodologia de suporte que contenha um modelo de gestão para ser utilizado como instrumento de intervenção nesse roteiro. Esse método contextualiza a dinâmica econômica, social, cultural e natural seguindo processos que deverão ser idealizados e operacionalizados por ações que envolvem os órgãos públicos, privado e instituições nacionais. O sucesso deste tipo de empreendimento está intimamente relacionado com a adequada utilização das ferramentas de gestão de acordo com o levantamento das condições ambientais do local. Por isso, é imprescindível que tal roteiro tenha como suporte as pesquisas de campo e literária, imbuídas de interpretações e relacionadas com experiências já sucedidas, para então, ampliar o entendimento desta interface do fenômeno turístico. A visão próativa dos gestores poderá ser incrementada com as informações aqui contidas e
potencializar as ações com foco na coordenação e desenvolvimento organizacional. Com estas reflexões espera-se estar contribuindo para o debate sobre as questões de gestão empreendedora da atividade turística