Modelagem para mensuração de desempenho competitivo das empresas do setor vitivinícola na região Sul do Brasil
Date
2015-08-17Primeiro membro da banca
Simoneto, Eugênio de Oliveira
Metadata
Show full item recordAbstract
O uso de Sistemas de Medição de Desempenho (SMD) através da análise multicritério como suporte a decisão se constitui como uma importante ferramenta capaz de subsidiar o diagnóstico da competitividade das organizações. Visto que a abordagem se entrelaça com os resultados empresariais e de maneira mais específica com a competição, esse trabalho concentra-se em medir o desempenho das empresas do setor vitivinícola na região sul do Brasil, a partir das dimensões empresarial e setorial. Para isso optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, exploratória e descritiva, realizada através de um estudo multicaso. A partir do desenvolvimento da modelagem e aplicação no setor vitivinícola da região em estudo, tornou-se possível verificar os critérios e os fatores críticos de sucesso do cenário competitivo, que através da análise multicritério e utilização de indicadores de desempenho viabilizaram a identificação da priorização dos fatores e da distinção, no que tange o desempenho organizacional no contexto das dimensões avaliadas. O panorama geral mostra que apenas uma das empresas pesquisadas pode ser considerada plenamente competitiva, o que confirma a intensidade das pressões sobre o setor e a ausência de estratégias que permitam as empresas uma representativa expansão.