Inclusão nos anos finais, o que estamos fazendo?
Abstract
Neste estudo apresentamos uma discussão sobre o processo de inclusão de um aluno com deficiência mental nos anos finais do Ensino Fundamental durante o ano letivo de 2006. Procuramos analisar o processo de inclusão do aluno, identificando as possibilidades e limitações deste processo de inclusão. Para tanto foram realizadas entrevistas com os professores que trabalharam com o mesmo na escola, que se localiza na cidade de São João do Polêsine/RS. Foram realizadas leituras referentes à inclusão e sala de recursos para ligar às falas dos professores. Após as discussões que aqui nos propomos podemos perceber que apesar de existirem ainda aspectos significativos a serem repensados com relação a inclusão nas séries finais, acredita-se que a escola conseguiu estabelecer uma parceria significativa
entre seus professores o que garantiu o movimento da escola para a melhora na oferta das práticas desenvolvidas com o aluno em questão. Nessa perspectiva, a busca pelo estabelecimento desta parceria deve continuar existindo, tendo como propósito proporcionar a aprendizagem dos alunos para que assim possamos caminhar efetivamente em direção a construção de uma escola inclusiva.