Planejamento estratégico: um modelo alternativo para as imobiliárias do Brasil
Fecha
2016-07-18Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Para se enquadrarem no ambiente empresarial de forma competitiva as empresas
estão buscando desenvolver-se cada vez mais, adotando estratégias,
implementando novos sistemas, buscando softwares para auxiliá-las e, planejando
de forma estratégica como agir no mercado. No entanto, no setor das imobiliárias o
planejamento estratégico não é muito utilizado ou é utilizado de forma pouco
eficiente. Deste modo, este estudo tem como objetivo analisar as características
sobre o planejamento estratégico nas imobiliárias no Brasil e propor um modelo
alternativo de planejamento estratégico para as imobiliárias. Para tanto, como
procedimento metodológico, foi aplicado um questionário em imobiliárias do Brasil,
objetivando verificar tendências que estão sendo utilizadas para embasar a
elaboração do modelo. Verificou-se que no Brasil as imobiliárias utilizam os
pressupostos básicos do planejamento estratégico, contudo estão fragilizadas no
que tange a implementação da ferramenta e controle dos resultados após o
planejamento estratégico. Com base nos resultados obtidos, o modelo alternativo de
planejamento estratégico proposto para as imobiliárias é constituído de três etapas
principais: análise, implementação e controle.