Análise do índice de alocação de recursos financeiros: um estudo de caso na UFSM
Resumo
Esta pesquisa buscou identificar as variáveis de maior impacto na formação do Índice
Aluno Equivalente Nfte(G), O qual é utilizado para a alocação de recursos nos oito Centros de
Ensino da Universidade Federal de Santa Maria, RS, afim de descrever através de um
conjunto de variáveis relacionadas ao orçamento através dos principais instrumentos de
planejamento e de controle dos recursos colocados à disposição das universidades públicas
brasileiras. Os dados foram obtidos junto ao Centro de Processamento de Dados da
Universidade Federal de Santa Maria, no período de 2010 a 2013. Os resultados mostram que
as variáveis que mais contribuem na formação do (Nfte(G)), são Número de Diplomados (Ndi)
e Número de Ingressantes (Ni). Os cursos de maior (Nfte(G)) são: Medicina, Odontologia,
Zootecnia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Os cursos que
menos contribuem na formação do (Nfte(G)) são: Música Licenciatura e Letras Espanhol. Os
cursos Num segundo momento, foi aplicada a análise de cluster, que se identificou com um
alto grau de similaridade entre as variáveis Ndi e Ni ao longo do período analisado. Salientase,
também, que essas variáveis são as únicas que podem ser diretamente alteradas por meio
da interação de políticas públicas. Durante todos os anos analisados, a variável retenção R foi
a mais discrepante, correspondendo à menor média. Também se verificou que os clusters
apresentaram a mesma estrutura de aglomeração.
Com o intuito de verificar os cursos mais similares, foi realizada a análise de cluster,
considerando-os como variáveis. Ao longo dos anos, os cursos mais discrepantes foram os
mesmos apresentados na análise descritiva. São eles: Medicina, Zootecnia, Odontologia,
Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. Os cursos mais similares foram os cursos de
licenciaturas. Constatou-se, ainda, que, nos quatro anos analisados, a subdivisão dos grupos se
caracterizou igualmente.