Projeto automático de controlador de velocidade sem sensor mecânico para motores de indução trifásicos
Fecha
2008-08-27Metadatos
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Este trabalho propõe um algoritmo de identificação paramétrica para auto-ajuste
da lei de controle de um servo de velocidade sem sensor mecânico. O processo de
identificação dos parâmetros elétricos e mecânicos do servo é baseado em algoritmos
do tipo mínimos quadrados recursivo (RLS) e utiliza apenas as medidas das correntes
estatóricas. Os parâmetros elétricos são identificados através da função de
transferência do motor com rotor bloqueado. Isso elimina a necessidade de realizar
ensaios clássicos para obtenção dos parâmetros elétricos e impõe robustez ao
controlador frente a variações paramétricas que ocorrem devido aos desgastes e
envelhecimento dos materiais que constituem o motor. Uma vez identificados, os
parâmetros elétricos são utilizados no projeto dos controladores de corrente e a
velocidade rotórica é estimada utilizando um sistema adaptativo por modelo de
referência (MRAS). A estrutura do MRAS é composta por dois sistemas (modelo de
referência e sistema adaptativo) baseados na potência reativa instantânea e utiliza um
mecanismo de adaptação. Por outro lado, para impor robustez ao controlador frente a
variações de carga, os parâmetros mecânicos são identificados a partir da velocidade
rotórica estimada e do modelo mecânico do motor de indução (MI). Finalmente, para
o controle de velocidade é usado um controlador proporcional e integral (PI) com seus
ganhos sintonizados a partir da inércia estimada.