Controle de velocidade sensorless de motores de indução trifásicos sujeitos a distúrbios de torque
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de um servomecanismo sensorless usando motores
de indução trifásicos. Objetiva-se o estudo do desempenho de uma técnica de controle frente a
variações de torque de carga ou distúrbios de torque. Para a determinação da técnica de
controle, inicialmente, é realizado um estudo sobre o estado da arte das técnicas de controle e
estimação da velocidade, apresentando suas características e suas limitações.
O servomecanismo de motor de indução sensorless proposto utiliza uma técnica de
controle de campo orientado indireto (IFOC). Sua formulação é realizada através da estratégia
de controle realimentado linearizado (FLC feedback linearization control) típica de sistemas
não-lineares. Este sistema de controle é composto por três controladores: controlador de
fluxo, controlador de velocidade e controlador de correntes. Para sua implementação são
necessários as estimativas de torque e velocidade. A estimativa de velocidade é computada
através de um modelo de referência adaptativo da potência reativa. Este valor estimado é
filtrado pelo filtro de Kalman o qual também é utilizado na estimativa do torque. No
desenvolvimento deste trabalho, resultados de simulações utilizando o software Matlab® e
experimentais em plataforma DSP TMS320F2812 são apresentados. A partir destes
resultados, averiguou-se o desempenho do sistema de controle proposto, em condições de
baixas velocidades e perante variações de torque de carga.