Bases teóricas e experimentais para o gerenciamento da demanda em prédios públicos de ensino: o caso da Universidade Federal de Santa Maria
Resumo
Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos a partir do estudo do comportamento da demanda e do consumo de energia elétrica no Campus da Universidade Federal de Santa Maria de forma a contribuir para a adoção de planos estratégicos de gerenciamento pelo lado da demanda. São apresentados os conceitos básicos das grandezas elétricas, a definição de demanda, bem como seu controle e técnicas de gerenciamento possíveis. As vantagens da opção do gerenciamento pelo lado da demanda são evidenciadas. Dois conjuntos de curvas de carga foram levantados: as curvas de carga do campus como um todo, obtidas a partir de dois anos de registros junto ao medidor de energia da concessionária local; as curvas de carga individuais de diversos prédios espalhados pelo campus, obtidas a partir de medições realizadas com um multimedidor de grandezas elétricas. São apresentados os métodos de obtenção das respectivas curvas e evidenciadas a influência da temperatura, horário de expediente, calendário letivo e dia da semana sobre as mesmas. Por fim, é feita a comparação entre a curva de carga geral da universidade, com as curvas de carga individuais. O conjunto de informações obtidas forma a base para um futuro gerenciamento pelo lado da demanda no campus. Os resultados obtidos permitiram concluir que os prédios públicos de ensino apresentam peculiaridades que devem ser levadas em conta quando se adotam medidas de redução do consumo e gerenciamento de carga. Tais medidas devem levar em conta a presença de cargas de diferentes naturezas (puramente acadêmicas, passando por industriais, comerciais e residenciais) e com horários de uso diferenciados em comparação a cargas idênticas fora do campus.