Práticas pedagógicas e déficit cognitivo
Fecha
2010-12-17Autor
Costa, Neuza de Souza Braga da
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A educação inclusiva não se apresenta como um processo mecânico e imposto de modo linear. Antes, se constitui em um processo de autoconstrução, no confronto e na interação do aluno com seu meio. Sob esse enfoque, os conceitos e formas de atuação tanto do aluno quanto do professor na implantação de uma educação inclusiva, tem seus conceitos ampliados. Por esse motivo, é primordial que o professor reformule concepções e posturas, buscando a adoção de práticas pedagógicas que possibilitem o crescimento e a autonomia do aluno enquanto cidadão e sujeito de sua aprendizagem. Mediante uma revisão bibliográfica, o presente artigo visa destacar a evolução histórica dos embasamentos legais para a implantação da educação inclusiva; além de ressaltar alguns transtornos por déficit cognitivo, comuns no contexto escolar, ressaltando suas particularidades bem como possíveis práticas pedagógicas relacionadas. A educação inclusiva deve primar pela cidadania e pela atuação crítica do aluno, independente de apresentar quaisquer deficiências. Cabe ao professor se conscientizar e trabalhar em prol da aprendizagem efetiva de seu aluno, não somente valorizando a sua bagagem, bem como capacitando-o para atuar em seu contexto social, além de garantir o seu crescimento pessoal.