Inclusão social nas diferentes práticas pedagógicas dentro da geografia
Resumen
Durante muito tempo o ensino de Geografia esteve ligado à descrição da paisagem, não oferecendo condições para que o aluno pudesse compreender a realidade em suas múltiplas relações e perceber-se como ser atuante e transformador dessa realidade. O saber geográfico era alheio ao aluno. Por essa razão, o ensino de geografia esteve muitas vezes subjugado a patamares de menor importância. A realidade do educando não era levada em consideração no planejamento escolar. Ao passar dos anos a Geografia vem passando por profundas transformações e já se insere no mundo da inclusão, onde alunos com Necessidades Educativas Especiais têm oportunidades de participar das descobertas proporcionadas por essa disciplina. Assim estabelece-se uma nova relação entre a sociedade, o trabalho e a natureza na produção do espaço geográfico, pois, atualmente, a geografia está vinculada a outros campos do saber com um caráter interdisciplinar que é dado ao seu encaminhamento pedagógico ¸tornando possível incluir alunos com Necessidades Educativas Especiais com o fazer geográfico. O objetivo deste trabalho é o de refletir sobre a Inclusão de educandos com Necessidades Educativas Especiais nas diferentes práticas pedagógicas e ficou evidente ao concluir a pesquisa que a geografia está muito além dos livros didáticos, esta no dia-a-dia do cidadão, nas tarefas do cotidiano do professor, na vivencia do aluno na sociedade local e cultural.