A era digital na escola
Resumo
O estudo em questão buscou verificar o uso da informática na educação no contexto da escola, tendo como suporte um estudo de caso para coletar dados da realidade a ser observada, valendose de uma pesquisa de campo, onde os professores e os alunos posicionaram-se sobre o uso da informática no processo de aprendizagem. Percebeu-se o uso inadequado da Internet no fazer pedagógico, persistindo o método tradicional, o que dificulta uma abordagem envolvendo as ferramentas tecnológicas, a integração dos conteúdos curriculares com a Internet e possível resolução de problemas de interesse dos alunos. Frente aos dados tabulados, abriu-se um leque de possibilidades para o educador repensar o seu planejamento e dar sequência à introdução das TIC s na sala de aula. Para tanto, faz-se necessário começar desde as séries iniciais esta preparação, não esquecendo o valor do papel dos gestores e coordenadores pedagógicos como articuladores do processo de modernização da escola, sugerindo estratégias para o uso pedagógico da informática pelo professor, tornando-o capaz de lidar com o recurso dentro da sua prática, gerando novos conhecimentos. Conclui-se que as tecnologias estão em todas as partes, independentemente da classe social, mas não estão sendo usadas adequadamente, na construção do conhecimento, no saber lidar com a informação, nos meios virtuais. Deve-se utilizar os computadores da escola, equilibrando o processo de organização e provocação na sala de aula. Assim, serão formados cidadãos aptos para interagir no contexto social realizando as mudanças necessárias.