Professores de ciências da rede municipal e o uso de objetos educacionais: consolidando uma prática
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar a utilização, por parte de alguns professores da disciplina de ciências de duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Restinga Sêca, de objetos de aprendizagem nas suas aulas igualmente, objetiva-se oportunizar a esses professores experimentar novas estratégias de uso, além das já utilizadas anteriormente. A metodologia envolveu a aplicação de questionários, encontros presenciais com os professores e observação de aulas ministradas pelos docentes com objetos conhecidos e novos, os quais foram pesquisados e sugeridos nos encontros presenciais. No primeiro questionário, constatou-se que todos os professores observados usam o computador com frequência, mas está faltando uma maior motivação dos alunos pelos objetos utilizados. A partir desse contexto, sugeriu-se atividades com jogos educativos na área de Ciências. Com a aplicação desses novos objetos ficou evidente um aprendizado mais dinâmico e participativo do aluno, o que contribui muito para a realização pessoal do professor.