Desafios na formação de competências para profissionais de ATER em áreas de assentamento e agricultura familiar: análise do Programa Residência Agrária
Abstract
Buscando favorecer a aproximação entre as Universidades e os movimentos sociais para qualificar os processos de formação de técnicos de ATER o MDA/INCRA criou
o Programa Residência Agrária. O Programa Residência Agrária tem abrangência nacional, é coordenado pelo MDA/INCRA e desenvolvido nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul/Sudeste. A UFSM integrou-se como uma das
unidades do programa na região Sul/Sudeste (com UFRJ, a UNICAMP e a UFPR). O presente trabalho teve como objetivo contribuir para a identificação dos desafios implicados na formação de profissionais de nível superior com perfil diferenciado para trabalho com agricultores familiares e assentados, mediante uma avaliação crítica da experiência do projeto da UFSM. Busca-se explicitar a percepção dos
participantes do Programa Residência Agrária sobre suas principais dificuldades na formação de competências para o trabalho de ATER no âmbito do Programa. Para atingir os objetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa através de observação participante em diversas atividades do curso, e entrevistas semi-estruturadas em três etapas do Curso de Especialização com os alunos participantes do projeto
Residência Agrária da UFSM e gestores do Programa. Observou-se que frente às experiências e desafios colocados em cada etapa percebem-se diferentes reações
por parte dos alunos que basicamente decidem pela permanência, ou não, no projeto e enfrentar ou não os desafios de aprendizagem. Entende-se que tal dinâmica determina diferenças nas trajetórias individuais e no avanço em termos de formação de competências alcançado no projeto. Tal interpretação revela a importância e centralidade das decisões dos sujeitos no avanço dos processos de
aprendizagem e, consequentemente, indica que os avanços foram diferenciados de indivíduo para indivíduo.