Entre o sonho e a realidade: legado do programa de fomento - PBSM, no RS
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2015-12-15Metadatos
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Este trabalho procurou identificar o legado do programa de Fomento as Atividades Produtivas Rurais enquanto componente do PBSM, frente ao que este se propõe e a realidade das famílias envolvidas, a partir de seu contexto de execução no RS entre 2012 e 2014. Procurou responder ao questionamento sobre a capacidade desta política pública complementar ao Programa Bolsa Família (porta de saída), em conduzir as famílias envolvidas à superação da condição de extrema pobreza rural. Para a sua realização resgatou-se a síntese teórica existente sobre o fenômeno da pobreza, sua dimensão e causas levando em conta o filtro de agravamento da sua naturalização que auxilia a compreender a invisibilidade, a indiferença e o preconceito dirigido às populações excluídas no Brasil, tão desigual que se diz igualitário. Tomando como referência os diagnósticos elaborados com as famílias que aderiram ao Programa de Fomento foi possível conhecer a face da extrema pobreza rural no RS. Com o pé nesta complexa realidade e tendo como referência a abordagem interpretativa de análise de políticas públicas identificou-se a percepção dos profissionais envolvidos na execução do programa, bem como os resultados da avaliação realizada pela entidade executora. Como etapa final da pesquisa entrevistou-se famílias e sujeitos sociais que participaram direta ou indiretamente do Programa de Fomento em um dos municípios mais pobres do Estado. Como resultado principal deste estudo identificou-se que o Programa de Fomento chegou àquelas famílias mais excluídas do meio rural gaúcho, apoiando-as em seus projetos produtivos e na ampliação de seus ativos que impactaram positivamente a segurança alimentar das famílias com geração de renda possível em cada realidade. Adicionalmente incidiu positivamente sobre a autonomia das mulheres, sociabilidade, relações destas famílias e, na ampliação da cidadania, não aquela necessária, mais aquela possível em face de séculos de exclusão. Ao se delinearem limites de alcance desta política pública frente aos sonhos manifestos destas famílias, há que se considerar seus feitos em apenas dois anos de execução e, seu potencial de qualificação ante a demanda de continuidade e universalização na perspectiva de sinalização sociopolítica em disputa para superação das causas estruturais da pobreza ou não.