Educação inclusiva: desafio para formação de professores
Abstract
O presente estudo parte do tema: "Educação Inclusiva: Desafio Para Formação
De Professores", e tem como objetivo propiciar ao professor do Ensino Básico,
instrumental teórico que o capacite a refletir, apropriar-se e constituir criticamente o
conhecimento escolar provocando assim uma melhoria da qualidade de ensino dos
conteúdos estabelecidos para a formação de professores que venham a ter inclusão
na sua sala de aula, vindo a perceber o sujeito e suas singularidades, o crescimento,
a satisfação pessoal e a inserção social de todos, utilizando recursos didáticos
próprios para motivação na aprendizagem dos alunos, criando um ambiente
agradável e acolhedor, buscando uma aprendizagem significativa para os alunos de
inclusão. Mostra a importância de se ter uma formação inicial de qualidade, partindo
do aperfeiçoamento de seus profissionais. Onde a educação inclusiva e a educação
especial serão uma só educação onde os sujeitos com necessidades educativas
especiais terão seus direitos respeitados, por isso a escolha deste tema. Haja visto
que o esclarecimento quanto a inclusão - deve ser feito logo no início da formação
de Professores - é o enfoque principal deste trabalho para o entendimento real e
significativo de formas direcionadas especialmente para estes alunos. Este trabalho
é pautado em pesquisa de bibliografia, onde os assuntos referentes ao tema -
conteúdos pautados na Educação Especial - são colocados de forma a um maior
esclarecimento sobre o mesmo, fazendo com que o professor os incorporem a
própria formação. As alternativas que melhor atendem a demanda de inclusão dos
alunos com necessidades especiais são colocadas em consonância com a legislação
apresentada; costurando-as com a realidade de cada um para que haja um melhor
aprendizado.