Práticas pedagógicas para alunos incluídos no ensino regular e a formação do professor na contemporaneidade
Fecha
2010-12-15Autor
Aires, Creuzelia Regina Felício dos Santos
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Este artigo monográfico trás como tema as Práticas Pedagógicas para alunos incluídos e a formação do professor na contemporaneidade. Para tanto tem como objetivo principal identificar e analisar as metodologias utilizadas pelos professores que trabalham com alunos incluídos, como também sobre a formação desses professores diante da proposta da educação inclusiva. Adotamos como referencial teórico a bibliografia de alguns autores. Entre eles destacamos Lev Vygotsky, Paulo Freire, Mantoan e Stainback grandes colaboradores nos estudos voltados a educação inclusiva.
Participaram desta pesquisa professores que lecionam do 5º ao 9º ano na rede pública estadual de ensino. Todos os professores trabalham com alunos incluídos. A escola onde foi realizada a pesquisa pertence à rede estadual de ensino, do estado do Tocantins.
Os questionários e observações foram nossas formas de investigação. Após analisar os dados coletados na investigação nos permitiu destacar que a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais ainda é pequena. Observamos que são poucos os alunos incluídos que avançam na aprendizagem. Observamos também que os professores estão despreparados para atuarem dentro da proposta inclusiva, fator evidente pela falta de formação e informação voltada à inclusão. A prática de inclusão, apesar de sensível aos professores, ainda está distante de uma realidade pedagógica adequada. As considerações permitem compreender que há necessidade de repensar a organização pedagógica e estrutural da escola pesquisada para as finalidades da inclusão de fato.