Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio
Abstract
O presente trabalho emerge de um conjunto de experiências vivenciadas por um grupo de professores de matemática em formação inicial, do curso de Licenciatura em Matemática; integrante do projeto Prolicenciatura, pela Rede Gaúcha de Ensino à Distância, coordenado pela Universidade Federal de Santa Maria. A partir do referencial teórico com foco em experiências de uso das tecnologias na escola, especialmente na educação matemática e em teorias que as fundamentam, foram descritos os impactos das TICs nas práticas docentes deste grupo, seus pontos de resistência, de ganhos pedagógicos, os limites e as possibilidades das aplicações das TICs relatadas nos materiais produzidos durante os estudos desenvolvidos na disciplina de Tecnologia Digitais na Educação Matemática, a qual compôs o contexto empírico desta investigação. A pesquisa encaminhou-se a partir das investigações dos relatos desses professores, que narraram às experiências e os desafios encontrados na aplicação das tecnologias digitais em suas práticas educativas. Os materiais que foram construídos pelos mesmos encontram-se no ambiente de trabalho Moodle, que é a sala de aula online dos graduandos. Nessa sala virtual, foram analisados os fóruns de discussões coletivas e os trabalhos individuais como: os planos de trabalho e as narrativas de suas aplicações e dos respectivos resultados. No processo desta análise, foi possível reconhecer, como os pontos de resistência, os ganhos pedagógicos, assim como os limites e as possibilidades das aplicações das Tecnologias Digitais na Educação Matemática produziram outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no Ensino Fundamental e Médio.