O sumo bem na ética, na religião e na filosofia política de Kant
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2008-08-15Metadatos
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Este trabalho de mestrado aborda o conceito de sumo bem em três diferentes momentos da
filosofia prática kantiana. Seu objetivo é mostrar que Kant atribui diferentes papéis na ética,
na religião e na filosofia política para o sumo bem, isto é, que ele pode ter diferentes funções
no horizonte da sua filosofia. No primeiro capítulo, caracteriza-se o sumo bem na Dialética da
Crítica da Razão Prática como objeto da razão prática pura e sustenta-se que para a sua
realização é preciso admitir que os postulados da razão prática (Deus e imortalidade da alma)
são as suas condições de possibilidade. No segundo capítulo, descreve-se, a partir da Religião
nos Limites da Simples Razão, a idéia do sumo bem como fim último da conduta moral do
homem através da formação da comunidade moral e mostra-se como o mal radical figura na
natureza humana. No último capítulo, apresenta-se a concepção secular ou política do sumo
bem como um fim social. Essa questão é analisada no contexto da filosofia política de Kant e
sustenta-se que a realização do sumo bem político requer a união dos Estados num corpo
jurídico comum e, além disso, é necessária a elaboração de uma Constituição cosmopolita.