A gestão escolar participativa e o papel do diretor na busca da transformação: reflexões teóricas e práticas
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Data
2010-09-18Autor
Araújo, Rosângela Maria Garcia de
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Esta pesquisa trata do papel do diretor escolar em uma gestão participativa, que tem como princípio promover a transformação das relações entre a escola e o contexto social, melhorando o processo educativo escolar. Neste sentido, a investigação problematiza qual a função básica a ser desenvolvida pelo diretor de escola pública para garantir uma gestão participativa no ensino público. Diante disso, a pesquisa teve como objetivos compreender o processo de gestão participativa e suas implicações na organização escolar; caracterizar o perfil do diretor, identificando seu papel na gestão participativa; e situar a escola como espaço público de ação de todos os envolvidos, evidenciando as contribuições da gestão participativa na melhoria do processo educativo. Para tanto, a investigação teve como metodologia a pesquisa bibliográfica e o cotidiano da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Aprendendo e Ensinando (nome fictício), situada na cidade de Fortaleza CE, como referencial empírico para reflexão sobre os assuntos discutidos neste estudo. Diante do estudo realizado, entendemos como papel do diretor em uma gestão participativa o de promover a integração e compromisso de todos na tomada de decisões e ações, com vistas a definir o bem comum a ser perseguido pela instituição.
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- Gestão Educacional - EaD [951]